"Na defesa estratégica de Ações Afirmativas"

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Conexões realiza no sábado o Dia de Fazer a Diferença no bairro Jardim renascer

O projeto Conexões de Saberes da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT realizará no sábado (24) o Dia de Fazer a Diferença no bairro Jardim Renascer, em Cuiabá. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o projeto Conexões de Saberes, a Fundação AlphaVille, o projeto Siminina e a Associação Comunitária de Mulheres do Mato Grosso. Serão plantados dez jardins, em casas de dez participantes do projeto Siminina que foram sorteadas e que demonstraram o interesse de ter e cuidar de um jardim um em casa.
A idéia do Dia de Fazer a Diferença surgiu da constatação de que, apesar do bairro Jardim Renascer ter em seu nome a palavra ´´jardim``, o bairro pouco lembra este cenário. Geralmente, o nome de um bairro está associado a algum elemento presente em seu ambiente físico ou no desejo das pessoas que o fundaram. O bairro nasceu a partir de uma ocupação feita por pessoas que tinham o sonho da conquista da moradia e através dela a conquista de uma nova vida. E, dessa forma, renascer em uma nova realidade.
A explicação é da professora Mírian Sewo, coordenadora pedagógica do projeto Conexões de Saberes.O termo ´´jardim`` remete ao possível desejo da população dem morar em um espaço belo, verde e que proporcione uma proximidade com a natureza. Contudo o processo de construção do bairro perpassa por uma série de adversidades vividas pelas ocupações urbanas em geral: precariedade de infraestrutura, ausência de planejamento urbano, dificuldades de organização popular e dificuldades econômicas que obrigam as pessoas a se ausentarem de casa o dia todo para trabalhar, relegando o cuidado estético de seus quintais e para com a natureza ao segundo plano.
Acredita-se que o plantio de jardins também é uma proposta pedagógica à medida que ao plantar e cuidar do jardim as crianças estarão construindo atitudes de cuidado não só com o ambiente, pois a sensibilidade desenvolvida se expande para todas as esferas da vida. Para que os jardins possam se renovar e se multiplicar, um pequeno viveiro de mudas será montado posteriormente.A proposta do Programa Conexões de Saberes apresentada pela UFMT a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC foi aprovada em setembro.
O programa objetiva acolher os estudantes oriundos de comunidades populares em instituições de ensino superior, destinando lhes bolsas de apoio acadêmico, para que protagonizem ações de extensão, ensino e pesquisa. A UFMT desenvolve o programa desde 2006. Desde então o Conexões de Saberes tem debatido e defendido uma política de ações afirmativas, com ênfase nas discussões étnico-raciais.

Para mais informações, ligue (65) 3615.8125.

fonte: ASCOM/UFMT

Nenhum comentário: