"Na defesa estratégica de Ações Afirmativas"

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Estudantes contam em livro suas dificuldades
















































































Foi lançado ontem (09), no Centro Cultuiral, o livro elaborado pelos 25 primeiros membros do programa ´´Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares`` da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Intitulado ´´Caminhadas``, a obra traz a trajetória de vida desses estudantes, suas dificuldades, lembranças, vitórias e superações. Joel de Mesquita e Joana Sene de Amorim falaram em nome dos realizadores e enfatizaram a contribuição do programa para a vida pessoal e profissional desses estudantes. ´´Houve momentos em que tivemos vontade de desistir da faculdade, mas também de continuar e lutar``, diz Joana.







































A professora Ivone Maria Ferreira foi a organizadora da obra e diz que foi uma responsabilidade muito grande a realização desse trabalho. Revela que aqueles alunos que escreveram sua história tiveram que relembrar momentos de dor, de sofrimento, de perdas. O livro possui textos curtos e criativos, como o de Ana Lúcia de Freitas Dionísio, que produziu sua trajetória de vida em forma de versos da literatura de Cordel, para relembrar suas origens nordestinas. Ana Lúcia conta que veio para Cuiabá fazer um tratamento de saúde depois que seu marido faleceu numa cidade do interior de Mato Grosso, e que acabou ficando para estudar, por acreditar que ´´educação é tudo``.































Carlos Augusto Muniz desabafa que escrever esse livro foi difícil. ´´Escrever a própria história é um desafio. Relembrar e relacionar minha história como fatos históricos, contar aos outros os momentos mais emocionantes foi uma tarefa instigante.`` Carlos Augusto espera que esses relatos possam incentivar e ajudar tanto aqueles que já estão na universidade quanto aos que ainda vão entrar, a superar suas dificuldades de permanência. Além do livro elaborado pelos bolsistas da UFMT, estavam expostas, também, obras das Universidades Federais de Alagoas, São Carlos, Amapá, Roraima, Acre, Piauí, Santa Catarina, Maranhão, Rondônia, Estado do Rio de Janeiro e das universidade federal rurais de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Todas elas com o mesmo título ´´Caminhadas``.


O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, Fabrício Carvalho, afirmou que o edital do programa foi o primeiro a ser aprovado pelo MEC este ano e, com isso, tem recursos garantidos para desenvolver seus trabalhos durante um ano. A reitora, Maria Lúcia Cavalli Neder, também presente no lançamento, reiterou o compromisso de levar o programa para os campi do interior, por crer em sua importância para a inclusão e permanência da classe trabalhadora na Universidade. ´´Essa é uma forma de oportunidade concreta para o crescimento científico.``



































O programa - A publicação é um dos objetivos do programa ´´Conexões de Saberes``, uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério de Educação. Estão envolvidas 33 universidades do país e 2.200 conexistas, e desenvolve ações voltadas para a democratização do acesso e permanência à educação pública superior no Brasil.

































Na UFMT, o ´´Conexões de Saberes`` está vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev). Desenvolve ações com a participação de estudantes de origem popular e a articulação com territórios populares como forma de propiciar a troca de saberes e fazeres, favorecendo e estimulando a presença qualificada dos grupos populares no interior da universidade.
texto: ASCOM/UFMT
fotos: Amerino Martins/conexista

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Lançamento do "Caminhadas"

Com imensa alegria que o Conexões MT , faz o lançamento do Livro Caminhadas. Com histórias d@s primeir@s conexistas que fizeram parte do programa. Hoje eles/elas são Graduand@s, Graduad@s e mestrand@s que socializaram seus relatos no caminhadas.
O livro apresenta relatos de 25 conexistas que falam das alegrias, angústias, lutas e superação até o ingresso e permanência na Universidade federal de Mato Grosso. Dessa forma, o livro transforma-se em marco dos objetivos do programa.
A partir da publicação, é cedido o direito de voz a esses estudantes e conseqüentemente é ampliada a sua visibilidade na universidade publica ao qual estão inseridos e em outros espaços sociais.
onde: Centro Cultural UFMT
quando: dia 09/11/2009
horas: as 17:00
evento: coquetel

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Aprovado na Câmara projeto que autoriza FNDE a conceder bolsas de extensão


PDF Imprimir E-mail
Por Agência Câmara (Adaptado)
30 de outubro de 2009 09:54

O Plenário aprovou na última terça-feira (27) o Projeto de Lei 5245/09, do Poder Executivo, que concede o Bônus Especial de Desempenho Institucional (Besp/Dnit) aos servidores em atividade no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. A matéria será votada ainda pelo Senado.

O texto aprovado incorporou emendas dos relatores das comissões de Finanças e Tributação; e de Educação e Cultura, deputados Aelton Freitas (PR-MG) e Fátima Bezerra (PT-RN), respectivamente.

Bolsas
Na área educacional, o projeto autoriza o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a conceder bolsas para alunos e professores vinculados a projetos e programas de ensino e extensão direcionados às populações indígenas, de quilombolas e do campo.

Os valores dependem da formação dos envolvidos e de sua atuação no programa. Alunos indígenas, por exemplo, poderão receber o equivalente a até três vezes a bolsa de iniciação científica federal.

Em atividades de ensino e extensão, as instituições federais de educação superior também são autorizadas a conceder bolsas a estudantes de graduação.
Entre os objetivos dessas atividades está a promoção do acesso ao ensino e da permanência de estudantes em condições de vulnerabilidade social e econômica. A extensão poderá ser relacionada ainda com a maior interação dessas instituições com a sociedade.

Agência Câmara (Adaptado)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

10 jardins no Bairro Jardim Renascer...

"Não sei dizer qual vai ser o resultado desta ação, mas só a alegria no rosto de cada criança já é tudo!!!" Mírian Sewo