Foi lançado ontem (09), no Centro Cultuiral, o livro elaborado pelos 25 primeiros membros do programa ´´Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares`` da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Intitulado ´´Caminhadas``, a obra traz a trajetória de vida desses estudantes, suas dificuldades, lembranças, vitórias e superações. Joel de Mesquita e Joana Sene de Amorim falaram em nome dos realizadores e enfatizaram a contribuição do programa para a vida pessoal e profissional desses estudantes. ´´Houve momentos em que tivemos vontade de desistir da faculdade, mas também de continuar e lutar``, diz Joana.
Carlos Augusto Muniz desabafa que escrever esse livro foi difícil. ´´Escrever a própria história é um desafio. Relembrar e relacionar minha história como fatos históricos, contar aos outros os momentos mais emocionantes foi uma tarefa instigante.`` Carlos Augusto espera que esses relatos possam incentivar e ajudar tanto aqueles que já estão na universidade quanto aos que ainda vão entrar, a superar suas dificuldades de permanência. Além do livro elaborado pelos bolsistas da UFMT, estavam expostas, também, obras das Universidades Federais de Alagoas, São Carlos, Amapá, Roraima, Acre, Piauí, Santa Catarina, Maranhão, Rondônia, Estado do Rio de Janeiro e das universidade federal rurais de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Todas elas com o mesmo título ´´Caminhadas``.
Na UFMT, o ´´Conexões de Saberes`` está vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev). Desenvolve ações com a participação de estudantes de origem popular e a articulação com territórios populares como forma de propiciar a troca de saberes e fazeres, favorecendo e estimulando a presença qualificada dos grupos populares no interior da universidade.